Brincar de amarelinha, pular corda e escorregar, brincar de roda… são práticas que atualmente dividem a atenção com tablets e outros aparelhos eletrônicos. Torna-se cada vez mais difícil descobrir formas de despertar o interesse dos pequenos em brincar ao ar livre, evitando o sedentarismo infantil.

Hábitos saudáveis são criados quando somos crianças e não nos referimos apenas a praticar exercícios físicos, mas também a uma boa alimentação.

A falta de liberdade para brincar em espaços abertos, agregado à ajuda dos videogames, computadores e tablets que os estimulam a ficar em casa, acaba os tornando mais sedentários.

O principal risco dessa infância sem atividade física é que futuramente eles tenham menor expectativa de vida. Além de garantir uma vida mais saudável e duradoura, uma melhora no desempenho dos estudos, o desenvolvimento de novas atividades motoras, a mudança da vida sedentária para uma criança desperta um adulto ativo no futuro.

Num primeiro momento, é crucial a conscientização dos filhos, através dos pais, sobre a importância da atividade física. Deve-se mostrar o quanto é positivo brincar ao ar livre com jogos e brinquedos que despertem o engajamento físico e intelectual das crianças. O ideal é que as brincadeiras sejam feitas em conjunto com outras crianças, trabalhando assim também a socialização, importante para o desenvolvimento delas.

Existem diversas opções para ajudar no combate ao sedentarismo entre os pequenos. Esportes e atividades culturais são alguns exemplos. Pense na possibilidade da iniciação esportiva. Futsal, vôlei, basquete, ginástica ou qualquer outra atividade ligada a um esporte. Além de seguros, geram a interação entre as crianças. Uma ótima pedida para pais que buscam libertar os filhos da vida sedentária.

Ainda que no futuro as crianças não venham a ser atletas de alto rendimento na disputa por troféus e medalhas, os ganhos para a saúde são inúmeros.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *