arte na infância

A arte têm um papel muito importante na formação integral na fase da infância. São capazes de transformar o estudante por meio da magia, da fantasia, da descoberta e da aventura. Possibilita o desenvolvimento da sensibilidade e da criatividade. Desde os primeiros anos de vida da criança.

De acordo com os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), as aulas de artes devem contemplar atividades que envolvam as quatro linguagens existentes. São elas: a música, o teatro, a dança e as artes visuais.

No entanto, apesar da recomendação dos PCNs, as instituições de ensino tinham o dever de incluir somente aulas de música ao espaço destinado as artes.

Diante da importância do aprendizado artístico, que contribui diretamente para o desenvolvimento integral dos alunos, listamos, a seguir, os principais ganhos em incluir a música, o teatro, a dança e as artes visuais no currículo escolar. Confira!

A arte nos acompanha bem antes de imaginarmos que é arte, na infância!

Potencializando a criatividade.

O pensamento, a imaginação, a percepção e a sensibilidade de uma criança devem ser trabalhados de forma integrada, favorecendo o desenvolvimento das suas capacidades criativas, de acordo com a  faixa etária.

Ao trabalhar com as arte visuais, é importante envolver o aluno em um contexto social para que ele organize as ideias, invente! Crie e construa a linguagem da arte por meio das várias leituras do mundo. Para tanto, é fundamental que o professor compreenda como se dá o processo de criação de cada faixa etária, para que possa propiciar aos alunos a oportunidade de crescer por meio de suas experiências artísticas.

Para estimular o estudante a usar a sua criatividade nas produções, é importante oferecer a ele uma ampla variedade de materiais e ensinar pequenas técnicas, por exemplo, a de misturar as cores. O objetivo não é a formação de artistas profissionais, mas sim de alunos que se enxerguem como construtores e participantes da sua própria aprendizagem de forma criativa.

Parceria no processo de alfabetização.

A arte também têm um papel importante na infância durante o processo de alfabetização, principalmente o desenho. Presente no cotidiano das crianças desde os primeiros anos de vida. Uma criança que desenha bastante pode evitar dificuldades com a caligrafia quando estiver aprendendo a escrever e indica que tanto a escrita quanto o desenho são atividades que podem continuar lado a lado durante o processo de alfabetização do aluno.

Dança, música e teatro: corpo e mente desenvolvidos!

Música: Obrigatória dentro da grade de artes em todas as instituições de ensino desde 2012. A música atua como um estímulo no período de escolarização da criança. Ajuda na apropriação da linguagem, na concentração, no aprendizado da matemática. No desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e sociais. É uma arte presente em diversos momentos na infância.

A música reverencia os valores culturais. Difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a expressividade. Introduz o sentido de parceria e cooperação e auxilia no desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos.

Dança: Já presente na grade de muitas escolas e também oferecida como atividade extracurricular. A dança é uma das formas mais divertidas e efetivas de ensinar aos alunos. Na prática, todo o potencial de expressão do corpo humano. A dança é um ótimo recurso para desenvolver uma linguagem diferente da fala e da escrita, aumentar a sociabilidade do grupo e quebrar a timidez dos alunos.

Teatro: A linguagem teatral também tem uma atuação importante na formação integral do aluno. Ajuda a minimizar a timidez. Estimula a criatividade e a memorização. Aprimora o trabalho em equipe e a habilidade do improviso. Além de despertar o interesse da criança e do jovem por textos e autores variados. É uma arte que na infância vem de forma espontânea integrando o cotidiano.

 

 

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