Alimentar crianças não é tarefa fácil para os pais. Com a facilidade do consumo de alimentos ultraprocessados, as crianças tendem muitas vezes a não aceitar de bom grado uma alimentação mais saudável e natural, e isso tem impacto direto no desenvolvimento dos pequenos de uma maneira que abrange, inclusive, outras áreas, como desempenho escolar, humor, atividade física, etc.

Por falta de tempo ou conhecimento de grande parte dos pais, as crianças consomem mais alimentos do que realmente necessitam, e muitas vezes de baixo valor nutricional, tornando sua alimentação rica em gorduras, sódio e açúcar.

Quando a família tem hábitos saudáveis, as crianças consequentemente também se beneficiam disso. Na prevenção da obesidade, os adultos têm papel essencial no processo!

Confira alguns erros dos pais e veja se isso acontece em sua residência:

– obrigar que a criança coma mais do que pode.

– premiar um bom comportamento com guloseimas e outros alimentos calóricos.

– castigar à criança sem comida por apresentar alguma conduta desfavorável.

– festejar qualquer acontecimento importante da vida da criança oferecendo-lhe uma comida “sem qualidade”.

– permitir o consumo diário de doces, bolos, bebidas gasosas e açucaradas.

– oferecer, com frequência, pratos pré-cozidos pela falta de tempo.

A inclusão de frutas, legumes, cereais e fontes de proteína fazem parte da boa conduta de alimentação para crianças e, claro, para os pais. Quanto mais saudáveis forem, mais as crianças se espelharão, assim tendo um desenvolvimento completo, sempre aliado, claro, à prática de atividades esportivas e ao ar livre.

Comments are closed.